top of page

5G 'puro' será liberado no Brasil nesta quarta-feira 6 de julho


A partir desta quarta-feira (6), Brasília será a primeira capital autorizada a ter o 5G "puro" no Brasil. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou ontem (4) a liberação antecipada o uso das faixas de frequências (como se fossem pistas de uma estrada para a tecnologia funcionar) de 3,5 GHZ (gigahertz), a mais disputada no leilão.


As próximas capitais a terem o 5G standalone liberado serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. Ainda não houve definição de datas.


Como funcionam as faixas e o 5G "puro"?


O leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado, foi dividido na oferta de lotes nacionais e regionais dentro de quatro faixas.


- 700 MHz: para distribuir o 5G e melhorar a cobertura do 4G;


- 2,3 GHz: igual o acima;


- 3,5 GHz: a mais concorrida por ser 5G "puro", voltado para o consumidor final;


- 26 GHz: 5G "puro" para banda larga fixa.


No caso de Brasília, a cidade recebeu autorização para usar a 3,5 GHz, a mais disputada exatamente por oferecer internet de quinta geração para os usuários finais.


O 5G "puro" (também conhecido como 5G SA) é chamado assim, pois seu funcionamento ocorre em uma infraestrutura totalmente nova e dedicada a ele.


A faixa de frequência é liberada é exclusiva. Por exemplo, o 5G não precisa depender das rede 4G já existentes para funcionar 100% — como acontece hoje com testes já iniciados no Brasil.


Sendo assim, o 5G consegue ser mais rápido e ter menos latência (tempo de resposta).








(Fonte: Divulgação/Uol)

Opmerkingen


bottom of page