top of page

Black Friday 2023 o dia oficial é amanhã, confira as dicas


A Black Friday está ai, uma das datas mais aguardadas do ano para quem adora descontos e promoções. Para 2023, as expectativas estão altas, já que de acordo com um levantamento da Conversion, mais de 90% dos brasileiros têm interesse em fazer compras este ano. Mas, para quem quer economizar, não basta fazer boletos e passar cartões para qualquer promoção boa. É preciso se planejar para comprar de forma consciente e garantir aquele item tão desejado com desconto.


No Brasil, embora algumas empresas adotem o mês inteiro com descontos e ações promocionais, a data que promete os melhores preços acontece nesta sexta-feira (24). Para se dar bem no dia, é preciso ficar atento.


Entenda o que é a Black Friday

Existem algumas teorias para o surgimento desta data, mas o que se sabe, é que ela aconteceu inicialmente nos Estados Unidos. No país, a última quinta-feira de novembro é conhecida como Thanksgiving Day (Dia de Dar Graças) — e basicamente, trata-se de um dia em que os americanos agradecem pelas coisas boas que aconteceram no ano. A sexta-feira que precede esse feriado é marcada pelo ‘início da temporada de Natal’, em que diversas pessoas vão às lojas para começar a compra de presentes. Devido ao movimento, as empresas aproveitaram essa oportunidade para fazer promoções que estimulem as compras.


Essa tradição é antiga nos EUA e em diversos locais do mundo, mas no Brasil, a data só se popularizou por volta de 2010, principalmente por conta das lojas virtuais. Hoje, boa parte do comércio entende a importância do evento, que já representa uma das melhores datas do ano para o comércio.


Confira dicas para comprar na Black Friday 2023


1- Faça uma lista de compras:


Diante de tantas promoções, é fácil querer comprar diversos itens que talvez não sejam tão necessários. Além disso, o impulso pode te levar a comprar itens que você nem queria tanto assim, e por consequência, ficar sem dinheiro na hora que o produto mais desejado entrar em promoção. Por isso, é importante fazer uma lista com antecedência, com o modelo que você quer comprar.


2- Faça um orçamento realista:


Junto com o item anterior, defina o quanto você pode gastar. Com esse processo, você garante que tudo o que está na lista realmente cabe no seu bolso e é necessário. Fazer um orçamento também ajuda que você não fique no vermelho, já que o fim de ano é um período de muito gasto para diversas famílias. Mas não basta apenas fazer as contas: lembre-se de não extrapolar!


3- Pesquise sobre os produtos:


Antes de comprar, é muito importante saber se o valor do produto que você buscava está com um desconto que vale a pena. Mas, pesquisar vai além do preço: você deve analisar a ficha técnica, para entender se o item atende realmente as suas expectativas e necessidades. Busque avaliações e comentários reais de outros consumidores, especialmente quando você quiser comprar um eletrônico.


4- Cuidado com os golpes:


Nem tudo o que você vê por aí é verdade, principalmente na internet. Nessa época, criminosos costumam induzir os consumidores a erro ao oferecer produtos com um super desconto, mas nunca entregá-los. Por isso, o cuidado deve ser redobrado! Se for comprar on-line, verifique a veracidade do site e o consulte CNPJ da empresa junto à Receita Federal. Opte por comprar em lojas confiáveis, que têm históricos positivos no mercado.




(Fonte: Divulgação/NSC Total)




Comments


bottom of page