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Café brasileiro é exportado para o Japão com rastreabilidade blockchain pela primeira vez


A startup Arabyka, especializada em rastreabilidade via blockchain, é a responsável por implementar essa tecnologia em um lote de café orgânico Minamihara, que está sendo exportado para o Japão. A intermediação entre o produtor e a startup faz parte do trabalho do Cocriagro, hub de inovação com sede em Londrina (PR), montado dentro do parque de exposições da SRP (Sociedade Rural do Paraná). O anúncio da venda foi feito na terça-feira (17).


De acordo com o cafeicultor Andeson Minamihara, trata-se de um lote de café especial, que pode chegar a 90 pontos na classificação. Pela SCA (Specialty Coffee Association), que desenvolveu uma metodologia de avaliação de 11 atributos do grão, a nota pode variar de zero a 100. A partir de 80 pontos, o café é classificado como especial.

“Esse primeiro lote, de 9 sacas, está utilizando 100% de tecnologia blockchain da Arabyka que vai apresentar informações como época e tipo de colheita, secagem, lote, variedade, tempo de descanso, dia e padrão de exportação. Os outros membros da cadeia, como torrefadores e cafeterias também podem inserir suas informações durante o processo de venda, até chegar ao consumidor final”, diz Minamihara. A produção do café Minamihara conta com manejo orgânico próprio e ocorre em 100 hectares sombreados por abacateiros, no município de Franca (SP).


Para George Hiraiwa, CEO da Arabyka, com o avanço da digitalização, está havendo um empoderamento do consumidor que passa a ser o protagonista da cadeia. “Acredito que será uma grande oportunidade para o Brasil mostrar ao mundo que produzimos alimentos seguros e sustentáveis.”


A blockchain permite a imutabilidade, a descentralização e a transparência das informações, características fundamentais para a garantia de segurança alimentar. Também é essencial para estabelecer protocolos de compliance da produção agropecuária, nas áreas ambiental e trabalhista, cada vez mais necessários para acessar mercados internacionais.


Segundo a head de inovação do Cocriagro, Tatiana Fiuza, a conexão entre startups e produtores é um passo importante para que o agro brasileiro se fortaleça cada vez mais, principalmente, nos mercados internacionais. Toda a operação, até chegar às mãos da japonesa UCC (Ueshima Coffee Corporation), conta ainda com orientação e parceria da trading Cafebras, de Patrocínio (MG).










(Fonte: Divulgação/Forbes Agro)

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