Santuário de Aparecida espera mais de 30 mil visitantes neste dia 12 de outubro
- cacamazon11
- 11 de out. de 2021
- 2 min de leitura

Nesta terça-feira (12), O Santuário Nacional de Aparecida espera ao menos 30 mil visitantes ata em que a Santa é celebrada pelos católicos.
O número é estimado pela administração do local com base na quantidade de romeiros recebidos em 2020. Porém, o índice registrado no primeiro ano da pandemia representa só 18% dos 162 mil visitantes do 12 de outubro de 2019.
Com o avanço da vacinação, a quantidade de fiéis pode ser maior que o mínimo esperado, mas há estrutura preparada para organizar os cuidados sanitários.
O público poderá acompanhar as missas de 12 de outubro no Santuário Nacional. Por causa da pandemia, a capacidade de público nas celebrações foi reduzida. Cada missa poderá ser acompanhada presencialmente por 2.500 pessoas.
Mesmo com a liberação, a recomendação da Basílica é de que os fiéis evitem aglomerações e acompanhem a programação remotamente.

Os protocolos adotados serão:
- O uso de máscaras de proteção facial é obrigatório, assim como o distanciamento social.
- Haverá álcool em gel disponível para higienização constante das mãos na entrada da basílica e nos principais pontos de visitação.
- O acesso ao subsolo e à Sala das Promessas deve ser feito seguindo todas essas indicações.
- A higienização dos ambientes comuns do Santuário foi reforçada com procedimentos de limpeza mais intensos, e os colaboradores passaram por um processo de capacitação. No intervalo de cada missa, o interior do Santuário será higienizado.
- Durante as missas, a capacidade por banco será limitada a três pessoas. Haverá filas para a organização dos fiéis na entrada próxima à Torre Brasília.
- Tanto na área interna quanto externa será inibida a formação de aglomerações através de avisos pelo sistema de som presente no local, e pela ação dos funcionários e agentes de segurança.
- A fiscalização vai atuar inclusive no estacionamento, proibindo o acúmulo de pessoas perto das vagas de ônibus e caravanas
- A equipe também vai atuar para que não sejam feitos churrascos e confraternizações no estacionamento (prática comum antes da pandemia) e nos bosques no entorno da Basílica.
As principais celebrações do dia serão transmitidas ao vivo pela TV e Rádio Aparecida, no site da Basílica e nas redes sociais do Santuário Nacional. As missas que serão transmitidas serão:
- Missa das 7h
- Missa Solene das 9h
- Missa das Crianças das 12h
- Consagração Solene às 15h
- Angelus 18h-18h45
- Missa de encerramento às 19h
Durante as missas, a capacidade por banco será limitada a três pessoas. Haverá filas para a organização dos fiéis na entrada próxima à Torre Brasília.
(Fonte: Divulgação/G1)
Comments