top of page

Universidade Federal de Minas Gerais recebe material para desenvolver vacina contra Monkeypox


Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) receberam material biológico para desenvolver uma vacina brasileira contra a varíola dos macacos . O material são amostras do vírus MVA, que circulou na Europa por volta de 1970, e foi doado pela National Institutes of Health (NIH), agência de pesquisa médica norte-americana.


O processo foi feito por meio de um acordo de transferência do material com a Rede Vírus do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).


Caso tudo ocorra dentro do previsto, a expectativa é que a vacina brasileira contra a doença esteja disponível em até três meses.


Desde o início do surto, o Brasil já registrou mais de cinco mil casos da varíola dos macacos, além de duas mortes confirmadas em decorrência da doença causada pelo vírus Monkeypox.


O Rio de Janeiro registrou a primeira morte por varíola dos macacos no último dia 29 , sendo o segundo caso no Brasil em um intervalo de um mês.


De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o paciente de 33 anos estava internado no Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes. O homem tinha comorbidades e baixa imunidade, o que fez com que ele fosse levado à UTI.







(Fonte: Divulgação/iG)

留言


bottom of page